Pesquisar este blog

Acessos no Blog! !

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Curso de Consolidação - capítulo DOIS


Abandone as práticas do passado. 



"  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. "
(2 Coríntios 5:17)

Uma vez que você nasceu de novo e á nova criatura, precisa se desfazer das coisas de sua velha vida. É absolutamente imprescindível que você encerre todas as práticas e costumes anteriores que são incompatíveis com a Palavra de Deus. Certamente você tem uma série de coisas a serem abandonadas nas quais não devem ser praticadas em sua nova vida com Cristo. 


Existem pessoas que ao estar com Cristo, pelas suas atitudes ainda demonstram que precisam se libertar da antiga vida. Se a antiga vida ainda reina em uma pessoa que se diz de Cristo, na verdade ela está enganando a si mesma. Temos um grande exemplo disso na bíblia. Em números 14:3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 

O Egito representa o passado, e o povo queria voltar a viver a vida do passado. No Egito eles eram escravos de Faraó, trabalhavam duramente sem descanso e eram oprimidos dia e noite, mesmo assim desejavam voltar para a antiga vida. Quando isso acontece é porque não houve o verdadeiro novo nascimento. 

O Egito também representa o mundo, você sabe que Deus tirou o povo do Egito e tinha para eles uma nova terra, a terra de Canaã. Canaã era a terra da promessa, na qual Deus havia prometido aos seus descendentes. Era uma terra de descanso, de deleite, de fartura e acima de tudo era o centro da vontade de Deus para o seu povo. Nela não haveria escravidão e nem opressão e sim um lugar da manifestação da Presença de Deus. 

O Egito também representa o domínio de faraó, faraó na bíblia aponta para o diabo. Quem vive debaixo da influencia do mundo, está sob o domingo do diabo. O Egito era uma das grandes potencias e por isso tinha muitas coisas atrativas. O mesmo acontece nos dias de hoje; esse mundo existem tantas coisas que concorre com Deus e com a igreja. 

O fato, é que, se não nos libertarmos da vida que tivemos no mundo, das experiências, dos atrativos, da comida que nele existe ( uma das coisas pelas quais o povo queria voltar era por cauda da comida) continuaremos mesmo dentro da igreja sendo escravos de faraó. 

Gostaria então de compartilhas algumas coisas que precisamos nos libertar de uma vez por todas da antiga vida e para isso vamos ter por base a nossa regra de fé, a bíblia. 

Primeiro: Esqueça o passado. 

Filipenses 3;13 – 14 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 

O padrão do mundo e da psicologia é lembrar, mas o padrão de Deus é esquecer o que passou. Como alguém que nasceu de novo, saiba que a partir de agora, os pecados do passado não existem mais. Tudo foi apagado e não há mais lembrança alguma deles diante de Deus. Devemos esquecer os erros,falhas e pecados cometidos, a confissão de salvação, o batismo e a integração no Corpo de Cristo (igreja) lhe garante o perdão do que se passou. Porque ficar lembrando aquilo que O próprio Deus apagou? Quem faz isso é porque ainda é escravo do pecado. Veja o que Isaias 43:25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. 

Segundo: Toda ligação com ídolos deve ser abandona. 

Na bíblia, a Palavra de Deus, nos diz que a conversão está relacionada a deixar os ídolos. Vejamos isso em 

1 Tessalonicenses 1. 8 -10 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma;pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. 

1 Joao: 5:20 - 21 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 

Deuteronômio 5: 7 - 8 Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; 

Salmo 16:4 Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome. 

Nestes textos podemos ver varias coisas que Deus ordena: 

  •  Deus proíbe que se faça imagem de qualquer coisa existente no céu, na terra, ou no mar e proíbe o mínimo pensamento de que tais imagens possuam algum poder. 
  • Deus proíbe que seus filhos busquem tais ídolos, seja por curiosidade ou mesmo para saber como são adorados. 
  • Um filho de Deus não deveria visitar templos idolatras, exceto por alguma razão especial. 
  • Todo objeto de idolatria deve ser abandonado e destruído. Atos 19:19 19 Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários. 
  • O ídolo é também aquilo que rouba o lugar de Deus em nossas vidas. Não se deve idolatrar ou adorar cantores, atores, bandas e etc. Isso deve ser abandonado e não pode ser praticado por um nascido de novo. 
  • Tudo aquilo que estiver ligado com a impureza e malignidade de ser abandonado e destruído. 
  • Toda injustiça deve ser abandonada. Um grande exemplo disso está em Lucas 19:8 – Zaqueu ao se converter.. 
  • Tudo o que é impróprio deve ser removido de uma pessoa nascida de novo: 
- Vícios (cigarro, jogos impróprios, álcool etc) 

- Lugares que não manifesta a Cristo com sendo impróprios de freqüentar 

- Casamento misto; (pessoas crentes que querem se casar com ímpios) 

- Concubinato (gente que vive amasiada) 

- Tudo que estiver ligado à magia, superstição, pornografia e objetos ligados a ídolos. 

Conclusão 

O sinal de que seu passado foi bem resolvido é a vida e paz como está escrito em romanos 8. 5 que diz: 5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 

Dicas: 

1-Cuidado com o mundo queime essa ponte, ela pode levar você de volta para Faraó. 

2-Creia naquilo que Jesus fez por você na cruz, perdoando seu passado e te introduzindo em uma nova vida. 

3-Se liberte do que tem o prendido, sua vida tem que estar pronta para a volta de Jesus que pode acontecer a qualquer momento. 

4-Fortaleça sua vida espiritual, não ande sozinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário