Pesquisar este blog

Acessos no Blog! !

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curso de Consolidação Capitulo UM

Você Nasceu de Novo


Nesta primeira lição vamos aprender três coisas básicas sobre o novo nascimento:
  O que é o novo nascimento - Como ocorreu o novo nascimento - Quais são os sinais de uma vida com Deus


Introdução:

      Depois de ter um encontro pessoal com Deus, você deve ter percebido que algo diferente aconteceu com você. De uma forma muito intima, você sabe que não é mais a mesma pessoa. É claro que por fora nada mudou, mas, por dentro, algo revolucionário aconteceu.  Coisas que antes o atraia já não o fascina mais.
      A Palavra de Deus dá um nome a essa experiência: novo nascimento. Você nasceu de novo. Agora você é  uma nova criatura. Esta é a sua primeira experiência, o primeiro estágio de sua vida cristã.
O QUE SIGNIFICA O NOVO NASCIMENTO
       Significa que você ganhou a vida de Deus em acréscimo à sua vida natural. Antes você tinha apenas a vida natural, mas agora recebeu a vida espiritual, a vida do próprio Deus. Também chamamos essa experiência de regeneração.
       A salvação de Deus é plena, completa. Ela incluiu o perdão dos pecados, a purificação, a santificação, a justificação, a libertação da escravidão e etc. Tudo isso aconteceu a você. Porém, dentre todos, a regeneração é o mais importante porque é o centro da nossa salvação.
 O objetivo central de Deus ao nos salvar é nos dar a Sua vida. Foi para isso que Ele nos perdoou, justificou, libertou e santificou. Ele realizou tudo isso com um só propósito: para que pudéssemos receber Sua vida dentro de nós e nascer de novo.
     É por termos essa vida dentro de nós que podemos afirmar que somos filhos de Deus. Todo filho traz dentro de sim a natureza de seu pai. O mesmo acontece conosco: trazemos a vida e a natureza de Deus dentro de nós, por isso somos transformados em Seus filhos. Alegre-se, você agora é um filho de Deus, com todos os direitos que essa posição lhe confere.
    O novo nascimento ou regeneração é a entrada da vida de Deus em você. É a primeira experiência na vida cristã, o ponto de partida para o seu crescimento em Deus. Vamos compreender melhor como isso aconteceu.




1.         Como você era antes de nascer de novo?

A experiência de novo nascimento envolve basicamente quatro elementos: a natureza, o coração e o espírito do homem, e a vida de Deus.
Em primeiro lugar, lemos em Jeremias que  (enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?) Jr. 17:9. Embora fale de coração, esse verso trata, na verdade, da natureza humana. Assim, vemos que a natureza original é enganosa, fraudulenta e extremamente corrupta, completamente diferente da natureza de Deus.
Em segundo lugar, o seu coração era duro como pedra. Lemos em Ez. 36: 26 que o nosso coração é de pedra, mas que Deus nos daria um coração novo, de carne. Isso significa que , antes, de nascer de novo, o seu coração era endurecido, rebelde e insensível para as coisas de Deus.
Em terceiro lugar, o seu espírito estava morto para Deus, como está escrito em Efésios  2: 1. Você tinha um espírito, mas ele estava morto para Deus. É como um rádio quebrado. Ele existe, mas é incapaz de sincronizar qualquer freqüência. O seu espírito era como esse  rádio quebrado, incapaz de sintonizar a voz de Deus e ouvi-Lo. É através do espírito que você pode ter contato com Deus. Mas como o seu espírito estava morto, você não entendia nada das coisas do Espírito. Na verdade, elas eram loucura para você. 
Em quarto lugar, você estava separado da vida de Deus. Uma vez que a natureza de um homem não regenerado é corrupta, seu coração está endurecido para com Deus e seu espírito, morto, então você estava separado da vida de Deus – Ef. 4:18 Essa era a sua condição antes de nascer de novo.

2.      Como ocorreu o novo nascimento.

No momento do novo nascimento, a primeira coisa que você percebeu foi que sua natureza era corrupta e rebelde contra Deus. Você já era assim, mas, naquele momento, a luz de Deus o tornou consciente de sua condição espiritual. O Espírito Santo iluminou você, fazendo-o perceber que não apenas o que você fazia era errado, mas que sua própria natureza era errada.
Em segundo lugar, seu coração foi quebrantado diante de Deus. Quando nascemos de novo, o Espírito Santo nos ilumina a enxergar os nossos pecados contra Deus e os homens. Por causa dessa luz, o nosso coração fica quebrantado diante de Deus.
Em terceiro lugar, o seu espírito ficou compungido e contrito. Devido ao arrependimento do coração, o espírito recebe uma tristeza santa por causa do pecado.
Em quarto lugar, você recebeu a vida de Deus dentro de si, em seu espírito. Esta é a vida que Deus queria que o homem provasse lá no jardim do Éden,  comesse da árvore da vida. Mas o homem pecou e, por isso, foi expulso do jardim. Deus, então, colocou um querubim com uma espada de fogo para guardar o caminho da árvore da vida – Gn. 3:24
Sendo assim, o homem não podia mais ter a vida de Deus. Porém, houve um dia em que Jesus derramou o seu sangue na cruz, satisfazendo a exigência de justiça, da glória e da santidade de Deus, abrindo o caminho que conduz à Sua vida. Desta forma, no momento em que recebemos o Senhor Jesus Cristo com contrição, arrependimento e fé, recebemos a vida de Deus em nós- 1Jo. 5:11

3.      Quem você se tornou após nascer de novo?

Os quatro pontos que analisamos são também os sinais inequívocos de que uma pessoa nasceu de novo, foi regenerada. Sabendo que tudo isso aconteceu em sua vida, então, como você é hoje?
Em primeiro lugar, você sente que a sua natureza terrena continua sendo má, mas você não quer confiar nela nem deixar que ela domine a sua vida.
Em segundo lugar, você recebeu um novo coração que é brando para com Deus.  Aquele antigo coração de pedra foi removido e agora você possui um coração sensível, de carne – Ez.36: 26, que deseja amar a Deus e ter comunhão com Ele; que anseia pelas coisas espirituais e é disposto a obedecer à voz de Deus. Às vezes, é incapaz de obedecer, mas possui disposição e anseio profundos por fazê-lo.
Em terceiro lugar, o seu espírito está vivo para Deus. O espírito que antes estava morto foi vivificado pelo Espírito Santo. Ele agora é capaz de ter comunhão com Deus, de ouvir a Sua voz e perceber as coisas espirituais.
Em quarto lugar, você recebeu a vida de Deus. Agora ela é o centro da sua vida e precisa crescer em você ate saturar todo o seu ser.
Ser cristão é possuir a vida de Deus e manifestá-la através da sua. À medida que você crescer, será mais sensível a ela e desejará obedecê-la cada vez mais.

4.      Sinais de nova vida.

Nas Escrituras, vemos que a vida que Deus planejou para você é cheia de alegria e descanso, de comunhão plena e constante com Deus, em perfeita harmonia com Sua vontade. É uma vida que não tem fome de mundo, pois está cheia de Deus. É vitoriosa, pois não se abala facilmente. O salmo 125: 1 diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre.
A nova vida que você recebeu é o próprio Cristo, por isso não há lugar para fraqueza ou derrota – Cl. 3:4
As características práticas desta nova vida que agora você tem em seu espírito são as seguintes:

a.       É livre do pecado

Jesus o libertou do pecado, agora você é livre:
       Ela dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles – Mt. 1:21
             Ser livre do pecado não significa que, eventualmente, você não vá tropeçar, ou não será mais tentado.   Quer dizer que você é livre para dizer não ao pecado cada vez que o diabo o tentar.
  
b.       Tem comunhão intima com Deus.

Quando você recebe um espírito novo, esse espírito deseja o Senhor. Agora, você anseia intensamente por ter uma intimidade muito mais profunda com DEUS.
                   Lc. 1. 74-75  Uma vez livres das mãos de inimigos, o adoramos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias.
c.       Satisfaz-se com o Senhor
A vontade de Deus é que tenhamos satisfação e contentamento. Se você ainda  sente uma insatisfação interior, precisa avaliar se realmente bebeu da verdadeira água viva ou se tem voltado a beber da água do mundo. Quem bebe da água viva não tem mais sede, mas quem bebe da água do mundo fica ainda mais insatisfeito. Veja o que Jesus disse:
           Jo. 4:14 se você beber da água que ele der, você nunca mais terá sede; pelo contrario, a água que ele lhe der será um você uma fonte a jorrar para a vida eterna.

d.       É cheia de influencia divina.

Existe um rio fluindo do seu interior, que nutre todas as áreas de sua vida. Esse rio, além de suprir você, tem o poder de influenciar e tocar vidas. Você agora precisa deixar que ele flua do seu interior para suprir os outros. Certa vez, Jesus se levantou e exclamou:
         Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva – Jo.7. 37 – 38

e.       Vence as circunstancias e o diabo.

Aquele que nasceu de novo é capaz de vencer as circunstancias e o diabo, porque, agora, é a vida do próprio Deus que habita em nele, e ela prevalece sobre todas as coisas. O apostolo Paulo nos diz:
         Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angustia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas as coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou – Rm. 8. 35 – 37

f.        Pratica o bem.

Aquele que nasceu de novo agora anseia por fazer a vontade de Deus, cumprindo a Sua palavra. Pode ser que, às vezes, não consiga, mas o desejo permanece e, por fim, acaba praticando o bem.
        Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas – Ef .2. 10


Dicas práticas.

Agora que você nasceu de novo e foi batizado, você precisará tomar atitudes práticas:
ü Conte para seus amigos e parentes que você agora é um filho regenerado de Deus.
ü Você deve estar em uma célula em que possa ter comunhão com os demais  irmãos em Cristo.
ü Compre uma bíblia e comece a ler o novo testamento.
ü É absolutamente vital que você participe todos os domingos do culto de celebração da igreja.
ü Você agora você é um filho de Deus. Tenha convicção da sua salvação.
ü Quando se deparar com uma dificuldade ligue para um irmão da célula de preferência para o líder para que ore por você.

2 comentários:

  1. Mto boom , me ajudou bastante na minha nova vida em Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem ?
    Teria os outros capítulos online também?

    Se puder me enviar no email larissa.barbosa95.lb@gmail.com

    ResponderExcluir